Este portal foi desativado, veja meus outros projetos:

Site da Psicóloga e Psicoterapeuta Bianca Galindo terapia online

terça-feira, 14 de agosto de 2012

JavaScript e você




Antes de começarmos a falar sobre assuntos técnicos, vamos usar este post para falar sobre você e seu relacionamento com o JavaScript.



Se você é como eu, você começou com desenvolvimento HTML muito tempo atrás, escrevendo documentos HTML. E foi através dele que você se esbarrou pela primeira vez numa coisa engraçada chamada JavaScript, mas você só o usou de maneira muito simples, adicionando alguma interatividade nas suas páginas da web.

E de repente as páginas com conteúdo estático começaram a ficar defasadas, então você começou a buscar como funcionava as coisas com um servidor montando as páginas da web por você, você buscava saber como construir web sites complexos, então você aprendeu uma linguagem de programação como PHP, Ruby, Java e começou a escrever o código de backend (que rodava no servidor).

Entretanto nessa caminhada você provavelmente passou os olhos no JavaScript e viu com ele a introdução ao jQuery, Prototype e similares, coisas mais avançadas na terra do JavaScript, e então você começa a perceber que essa linguagem é mais do que um simples window.open().

De qualquer forma, isso tudo pertencia as coisas do frontend, e embora tenha sido bom ter o jQuery ao seu dispor sempre que você quis temperar sua página da web, no final do dia você era, no melhor dos casos, um usuário JavaScript, mas não um desenvolvedor JavaScript.

E então veio o Node.JS. JavaScript no lado do servidor, super excitante não é mesmo?

Você decidiu que estava na hora de aprender o verdadeiro potencial do bom e velho JavaScript. Mas espere, escrever aplicações em Node.JS é uma coisa e entender porque elas precisam ser escritas da maneira como são escritas significa entender JavaScript. E dessa vez entender de verdade.

Aqui esta o problema: Por causa do JavaScript de fato viver em dois, talvez três vidas (o pequeno e engraçãdo DHTML ajudou em meados da década de 90, o mais sério produto de frontend parecido com jQuery e semelhantes, e agora do lado do servidor), não é fácil achar informação que ajude você a aprender JavaScript da maneira "correta", em contra partida escrever aplicações Node.JS de certo modo ajuda você a sentir-se não somente usando o JavaScript, mas desenvolvendo em JavaScript.

Por causa disso veja: você atualmente é um desenvolvedor experiente, você não precisa aprender uma nova técnica somente para hackear poraí e fazer mau uso disso, você precisa ter certeza de que você vendo isso pelo ângulo certo.

Há poraí, é claro, excelentes documentações, a maioria deles em Inglês. Mas apenas documentações, algumas vezes, não é o bastante. Alguém precisa estar guiando.

Meu objetivo é ajudá-los a adentrar por este fascinante mundo JavaScript.

5 comentários:

  1. Muito bacana! Já assinei o feed :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Erick! Espero poder contribuir sempre com a comunidade brasileira de Node.JS.

      Excluir
  2. Este logo não é do JavaScript, é o logo da linguagem Java. Usar este logo em um artigo explicando o que é JavaScript contribui para aumentar a confusão que já existe no mercado entre essas duas linguagens que são tão diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde já agradeço sua colaboração Luciano, tive dificuldades de encontrar uma imagem para simbolizar bem o JavaScript, então vou utilizar o bom e velho rinoceronte capa do livro O guia definitivo de JavaScript.

      Sinta-se a vontade para ajudar o quanto puder a comunidade brasileira de Node.Js.

      Excluir
  3. Luciano, você está interamento certo.

    Eu não sei qual é o logo ou se realmente o javascript tem, então troquei a imagem para algo básico.

    Obrigado pela colaboração. Com a contribuição de você tenho certeza que nosso conteúdo será sempre melho.

    ResponderExcluir

Este portal foi desativado, veja meus outros projetos:

Site da Psicóloga e Psicoterapeuta Bianca Galindo terapia online